Wednesday, March 7, 2007

O MOVIMENTO
A Acção Católica Rural (A.C.R.) é uma associação livre de leigos, homens e mulheres, jovens e adultos, que, de uma forma orgânica e estável, sob o impulso do Espírito Santo, em comunhão com a Igreja, promove, com um método peculiar, o da Revisão de Vida, o crescimento de toda a comunidade humana, bem como os projectos pastorais e a animação evangélica de todos os ambientes, particularmente das pessoas e meios que são menos favorecidos.
Deste modo a ACR concretiza, hoje, aquilo de que fala claramente João Paulo II na Exortação Apostólica "Christifideles laici" (nº 31), quando se refere às formas de apostolado que se designam por Acção Católica.

GRANDES PREOCUPAÇÕES DA ACÇÃO CATÓLICA RURAL (A.C.R.)
FORMAR - Fazer formação integral dos seus membros
PARTICIPAR - Levá-los a colaborar em projectos concretos do meio
CORRESPONSABILIZAR - Fazê-los assumir responsabilidades
EVANGELIZAR - Imbuir a vida do espírito evangélico (Ligar a Fé à Vida)

PROJECTOS CONCRETOS
Ajudar a mudar as condições de vida das pessoas (habitação, cultura, tempos livres). Ajudar a mudar as infra-estruturas (Escolas, Saúde, Saneamento, Ambiente, etc). Aumentar a solidariedade e melhorar a Segurança Social das populações. Revalorizar as famílias. Integrar e corresponsabilizar os jovens. Promover iniciativas de desenvolvimento e emprego. Iniciar os adolescentes nos princípios da A.C. Recuperar os valores ético-morais. Ajudar a transformar as paróquias em espaços de comunhão e corresponsabilidade. Fazer com que os fiéis assumam os seu direitos e cumpram os seus deveres.

PRINCIPAIS DESAFIOS
AOS JOVENS
Participa, sê interveniente, actua no teu meio. Realiza um dos projectos da ACR e colabora na mudança. Sê corajoso e forma um grupo de jovens em ambiente ACR.

AOS ADULTOS
Sai do teu comodismo - conformismo - Junta-te a outros e constrói. Preocupa-te com a tua terra, não apenas contigo. Faz Igreja, faz comunidade, faz solidariedade, faz grupo, em ambiente ACR.

O OBJECTIVO ESTÁ APONTADO - O HOMEM PRIMEIRO
O CAMINHO ESTÁ ESCOLHIDO - JESUS CRISTO
O MEIO ESTÁ À VISTA - A.C.R.
A OPÇÃO É TUA - DECIDE-TE

No comments: